quinta-feira, 31 de julho de 2014

O gavião-pega-macaco

Ave amigos!

Hoje vamos falar de um dos maiores gaviões brasileiros, o imponente gavião-pega-macaco(black hawk-eagle em inglês, o apacanim dos nossos índios ou ainda spizaetus tyrannus para a ciência).
Este possante predador é capaz de carregar pequenos macacos, daí seu nome popular. Sua vocalização é marcante e audível a uma boa distância.
Costuma planar nas horas mais quentes da manhã, aproveitando as termas(massas de ar quente que se elevam do solo). Assim este imponente gavião consegue atingir grandes altitudes rapidamente.


Costuma caçar voando de árvore em árvore. Entre as presas já registradas podemos citar primatas como um jovem sauá, marsupiais, esquilos e aves como tucanos e jacus.

Bem, se você estiver próximo a alguma mata, a maior chance de encontrar um grande predador brasileiro, sem dúvida é com ele, o gavião-pega-macaco.


Depois de mais de 20 anos de busca encontrei este bicho e desde então os encontros se repetiram com uma certa frequência, o que me leva a crer que a população desta espécie tem aumentado. Penso eu, devido a alguns fatores, como maior fiscalização, conscientização da população em geral e porque não graças à campanha do desarmamento? Sem arma de fogo é praticamente impossível abater uma ave destas.


Encontrá-lo é um grande desejo de quase todos observadores de aves, mesmo para aqueles mais experientes, pois sua presença majestosa é como uma injeção de adrenalina.
Encontrá-lo pousado então... ainda é um sonho para a grande maioria. Não é tarefa fácil achar uma ave que vive nas copas das árvores de florestas densas e que ocorre em baixa densidade demográfica. É muito mais fácil observá-lo planando.


Eu posso dizer que sou um cara de sorte. Além de já tê-lo encontrado pousado, essa semana pude registrar um momento ainda mais raro, o namoro de titãs.





Quer aprofundar seus conhecimentos sobre a espécie?
http://www.avesderapinabrasil.com/spizaetus_tyrannus.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário