Mas desta vez a incerteza acompanhou a saudade até o dia que pude atestar que a Floresta Encantada foi poupada do terrível incêndio que devastou praticamente todas as Alterosas.
Assim, ainda mais prazeroso foi o retorno à Floresta, realçado por um misto de alívio e de esperança de que a Floresta poderia abrigar refugiados de toda região.
Como sempre, fui com meu tio Maninho e paramos em um lugar que batizei como "Voo do Pavó" (vide: http://virtude-ag.com/pa-floresta-encantada-ago13/), ali é a porta de entrada da Floresta e território do belíssimo formigueiro-assobiador.
Descemos do carro e lá estava ele, assobiando dentro da mata.
Bastou um rápido toque no playback e...
Formigueiro-assobiador há menos de 3 metros |
Depois de matar a saudade do boas-vindas da Floresta Encantada(uma das minhas aves favoritas), fomos ao território dos grandes cantores.
Na última excursão da Ecoavis, com os grandes amigos Daniel Santos, Luis Henrique, Paulo Couto e Wagner Nogueira, havíamos encontrado o curió e o azulão, mas não foi daquela vez que conseguiria registrar o curió na minha cidade(um grande sonho). O azulão também, claro, mas na ocasião consegui o registro histórico que documenta o retorno da espécie ao município.
Fui com esta esperança então, de registrar o curió. Coloquei primeiro o playback do azulão e qual foi minha surpresa quando um jovem curió macho apareceu, meio distante, mas não o suficiente para impossibilitar o registro:
Jovem macho do curió |
Agradeci aos céus mais uma vez e, muito satisfeitos, seguimos para a parte sãogonçalense da Floresta, que diga-se de passagem ainda há muito que explorar.
Alguns registros de lá:
Tangarazinho fêmea |
Rendeira fêmea |
Picapauzinho-de-testa-pintada |
Após alguns dias retornei à Floresta, mas desta vez acompanhado pelos grandes amigos ecoavianos Carlos Rodrigues, Daniel Esser, Marcio Nery e Thiago Mafra(que visitando pela primeira vez a terra do seu avô, descobriu que era meu parente, pelo lado dos Freitas).
Como sempre, paramos no ponto do formigueiro, conhecido também como "Voo do Pavó".
Mas quem é "do meio" sabe que a imprevisibilidade é um dos atrativos que compõe o complexo e fascinante mundo da observação de aves.
Às vezes esta imprevisibilidade nos causa inenarráveis satisfações, também conhecidas como orgasmos ornitológicos, mas, mais raramente, alguma frustração.
Então, para não deixar a peteca cair, sugeri aos amigos que tentássemos o curió e o azulão.
A frustração logo se transformou em entusiasmo! Lembro-me muito bem do Thiago falando que se encontrasse o azulão já teria ganho a viagem. O Marcio abriu um farto sorriso.
Passarinheiro que se preze não tem como não se alegrar ante a afirmação: "aqui tem curió e azulão!"
Seguimos em longos passos, mas no caminho... tinha um patinho! O Marcio é bom de ouvido e reconhece bem a vocalização das aves(o que faz uma diferença...), se eu estivesse sozinho não iria nem passar pela minha cabeça que aquele chamadinho seria de um patinho.
A galera se exaltou e para nossa sorte o simpático e minúsculo passarinho respondeu bem ao playback.
Continuamos nossa caminhada e poucos metros depois já estávamos escutando um dos mais famosos cantores de nossos sertões, o festejado curió.
Pena que ele não colaborou, sem fotos. Mas a euforia não nos abandonou, pois logo depois encontramos um jovem macho de azulão:
Azulão posando pra fotos fez a alegria de todos, especialmente do meu parente, o Thiago |
Duas manhãs de observação na Floresta Encantada é coisa demais para um post só.
Então, para não me delongar ainda mais, resumirei em fotos o que ainda nos aguardava:
O primeiro avistamento do dia do rei da Floresta pousado |
Sua Majestade, o Gavião-pega-macaco |
O belo, nada fácil de fotografar e endêmico formigueiro-da-serra |
Ariramba-da-mata Belíssima e mansa, é tudo que um fotógrafo de aves deseja |
Tangará aos montes, mas não costumam dar mole pra fotos |
Bem pessoal, estes foram os melhores registros.
Não posso deixar de agradecer aos grandes amigos que madrugaram em BH para tornar esta passarinhada ainda mais sensacional: Carlos Rodrigues, Daniel Esser, Marcio Nery e Thiago Mafra, muito obrigado, de coração!
Foto gentilmente cedida pelo grande Carlos Rodrigues |
Turma show de bola - Privilegio estar mui bem acompanhado assim.
ResponderExcluirAlém de belíssimas imagens!
ResponderExcluirMuito obrigado grande Celso!
Excluir