Dessa vez explorei um pouco uma trilha que nunca tinha feito, a que leva ao Simon, um hotel abandonado cercado pela floresta, cenário perfeito tanto para uma sombria trama hollywoodiana, quanto para abrigar o ninho da rara e bela tesourinha-da-mata, espécie que tem escolhido seus jardins para se reproduzir.
O trecho que fiz da trilha (não cheguei a finalizá-la) é rico em taquaras. Encontrei algumas espécies associadas à gramínea, como olho-falso, arapaçu-de-bico-torto, trepador-coleira e trovoada. Se estivesse com um guia, certamente conseguiria identificar muitas outras espécies que vocalizavam. Limitado por minha natural inaptidão, consegui identificar, "mal e porcamente", araponga, capitão-de-saíra e araponga-do-horto.
E por falar em porco, a grande surpresa ficou por conta de um encontro "cara-a-cara" ou "focinho-a-focinho", como preferir, com um solitário queixada.
Foi tão perto que ambos disparamos, o queixada e meu coração, demostrando que o disfarce de homem do pântano funciona, pelo menos "porcamente", e que meu coração ainda aguenta uns "sprints".
Alguns dos registros que fiz nessa trilha:
Melhor forma de fotografar essa sp, encontro fortuito |
Choquinha-de-garganta-pintada |
Limpa-folha-miúdo |
Trinca-ferro, embeleza a paisagem sonora do Donati |
Trepador-coleira |
Outra excelente novidade foi o upgrade que o figuraça Thiago Araújo, vulgo Sereio, deu nos comedouros.
Vejam algumas das lindas espécies da Mata Atlântica que estão frequentando:
Saíra-sete-cores |
Guaxe |
Ferro-velho |
Catirumbava |
Tiê-de-topete |
Sanhaçu-de-encontro-amarelo |
Coro de juruvas com solo de falcão-caburé nos primórdios de cada dia. Sinfonia de urus com show de falcão-relógio e murucututu-de-barriga-amarela brindando as noites. Estrelas que abrem e fecham o espetáculo diário proporcionado pela Natureza aos privilegiados hóspedes do hotel Donati.
Espetáculo este que embalou artistas como Vinícius de Moraes e Guignard. Ambos criaram obras inspiradas no lugar e que hoje condecoram as dependências do hotel.
Inspirado também nas minhas vivências ornitológicas e com o intuito de compartilhá-las com os amigos do clube de observadores de aves do qual tenho a grande honra de participar, estamos promovendo a primeira expedição oficial da ECOAVIS ao Parque Nacional de Itatiaia, em setembro, aproveitando o início da primavera, melhor estação para a observação de aves.
Então caros amigos ecoavianos, fica o convite para darmos as boas-vindas à primavera, num lugar onde poderemos celebrar toda sua pujança, e onde certamente escreveremos mais um belo capítulo ornitológico para as terras altas da Mantiqueira.
Que beleza, João, dá vontade de correr para lá. Bom que vamos nos encontrar mais uma vez. Inté.
ResponderExcluirSerá mais uma vez um daqueles momentos q faz a vida mais feliz, com certeza!
ExcluirE Viva o Itatiaia..
ResponderExcluirViva!!! Contamos com o amigo para o sucesso dessa excursão!
ExcluirLindo lugar!
ResponderExcluirLindo lugar!
ResponderExcluir