Ave amigos!
Mais do que um relato de viagem, esse post é também sobre nossa tribo, e essa viagem demonstrou muito bem o que costumo dizer, a nossa tribo é a melhor!
Através do site que reúne a tribo dos observadores de aves, o Wikiaves, entrei em contato com dois colegas, sendo que um deles vocês já conheceram, o Gustavo, gente boa demais! O outro colega, o Luiz Catende, é o maior observador de Pernambuco, nas palavras do próprio Gustavo.
O Luiz foi sensacional! Além de profundo conhecedor das aves e das áreas naturais de Pernambuco, é um agregador, mobilizando colegas que conheciam as espécies que procurávamos em seus municípios.
E confirmando o que afirmamos, os colegas foram sensacionais, nos acompanhando e se dedicando ao máximo para que conseguíssemos registrar as espécies que procurávamos.
Nosso primeiro destino foi Taquaritinga do Norte, terra do grande observador Murilo Nascimento e limite leste de ocorrência da jacucaca (Penelope jacucaca), espécie vulnerável à extinção que infelizmente não pintou, apesar de responder ao playback e de todos os esforços envidados pelo dedicado Murilo, a quem agradeço novamente.
Murilo ajudando nas buscas pela codorna-do-nordeste |
De Taquaritinga do Norte seguimos até Santa Cruz do Capibaribe onde encontramos com mais um membro da nossa tribo, o grande Almir Neves, que nos levou até uma área de Caatinga muito legal onde ocorre a codorna-do-nordeste (Nothura boraquira).
Apesar de todos os esforços, a história da jacucaca se repetiu com a codorna-do-nordeste. Embora muitas buscas, só conseguimos ouvi-la distante.
Luiz e o momento que fizemos o lifer do dia |
Ferreirinho-de-testa-parda (Poecilotriccus fumifrons) |
Mata muito imponente com sub-bosque relativamente limpo Foto: Durval Bruzzi |
Sp. que ocorre somente na Amazônia e no Centro de Endemismo Pernambuco |
Muito obrigado meus queridos primos! |
Duas freirinhas pareciam que brincavam |
Nenhum comentário:
Postar um comentário