Como já dito, o Espinilho é praticamente o último refúgio de espécies típicas desse ecossistema incrível no Brasil e a ave que podemos considerar como bandeira do Parque é o ameaçadíssimo cardeal-amarelo (Gubernatrix cristata).
Ao que tudo indica, o Parque Estadual do Espinilho é o último refúgio brasileiro dessa linda espécie que já chegou a sumir do nosso país devido à destruição do habitat e ao tráfico de animais silvestres.
E como temos que percorrer grande parte do Parque para adentrarmos em seu território, no caminho ouvidos e olhos atentos para tudo que pia, voa, caminha ou empoleira.
O primeiro lifer que pintou foi a linda pomba-do-orvalho (Patagioenas maculosa), espécie comum no RS.
Na sequência, outro lifer que no Brasil praticamente só é encontrado em terras gaúchas.
Do mesmo gênero de cantores famosos, como nosso trinca-ferro, o bico-duro (Saltator aurantiirostris) canta muito também e assim como a pomba-do-orvalho, é comum naquelas bandas.
O próximo lifer foi o mais tinhoso da viagem.
Apesar de tê-lo encontrado em vários pontos, tanto no Parque Estadual do Espinilho, quanto em Iberá, o lenheiro (Asthenes baeri) nos deu um baile.
Esse é lenha heim... |
Continuando adentrando o Parque, a próxima novidade (e muito aguardada) foi o maior representante da família Furnariidae.
O imponente coperete (Pseudoseisura lophotes), diferentemente do seu parente lenheiro, já colabora para nós, fotógrafos.
Resolvi "brincar" um pouco no photoshop, espero que curtam também |
Curiosa diferença dos bicos desse casal |
Nesse primeiro dia demos muita sorte, o tempo estava nublado, em tempos de uma seca severa que o estado gaúcho ainda está passando.
Foi bem mais tranquilo que no segundo dia com um sol escaldante e as temperaturas na casa dos quarenta graus!
O próximo passarinho encontrado era lifer pro Bruno.
Geralmente bastante irriquieto, esse indivíduo do balança-rabo-de-máscara (Polioptila dumicola) facilitou bastante, ficando alguns segundos parado. Aproveitei para registrá-lo também, gosto bastante dessa sp.
Estão sempre pulando de galho em galho, incessantemente procurando alimento |
Lepidocolaptes angustirostris |
Chegamos num ponto onde os "espinilhos" se concentravam, ficando até parecido com uma capoeira. O Mauricio então indicou, tentem o arredio (Cranioleuca pyrrhophia) aí.
O Maurício conhece o Parque como a palma da mão, mais um lifer certeiro |
Passarinhada no Espinilho é assim, um festival de lifers!
E o próximo era um muito aguardado.
Tem umas fotos do bico-reto-azul... que é daquelas de dar a famosa inveja boa.
Quando o bicho é bonito demais, a vontade de fazer foto boa aumenta muito.
A felicidade foi grande ao detectarmos um macho no alto de um "espinilho", aliás todas as vezes que encontramos essa espécie foi da mesma maneira. Eles curtem ficar observando o território de um poleiro alto.
Foi uma primeira manhã sensacional e olha que nem vimos o cardeal-amarelo heim!
Depois de um bom churrasco gaúcho e daquela sesta obrigatória, nosso destino foi outro, a histórica estância São Pedro, uma daquelas fazendas gigantes, com 17 mil hectares!
A entrada só é permitida com o pessoal do Parque, que muito gentilmente nos levou até o ponto de um dos furnarídeos mais tops na minha opinião (e daqueles que só encontramos no Espinilho), o corredor-crestudo (Coryphistera alaudina).
Raríssimo no Brasil, foi muito bom encontrá-lo nidificando dentro de uma fazenda.
Tivemos inclusive a grata surpresa de reencontrar o excelente guia e fotógrafo, o amigo Fernando Farias, que por lá estava trabalhando. O Fernando foi o primeiro a detectar o corredor-crestudo e também o ninho (por sinal bem escondido).
Depois nos reencontramos em Iberá, onde o Fernando nos passou dicas preciosas. Só tenho a agradecer a esse amigo que admiro muito, verdadeiro expoente da ornitologia e da fotografia de aves, e o principal, gente boa demais da conta!
Fazendo jus ao nome |
E fechando esse primeiro inolvidável dia, mais um furnarídeo dos mais aguardados e também dos mais tops.
Arapaçu-platino (Drymornis bridgesii) |
Lindos registros
ResponderExcluirMuito obrigado meu amigo!
Excluir👏👏👏 Muito boas lembranças!
ResponderExcluirFicamos aguardando os próximos capítulos!
ResponderExcluir