quarta-feira, 5 de junho de 2019

Graças ao socó da OCA

Na costa verde do Rio de Janeiro, onde a serra desce ao mar, está uma das cidades mais fascinantes do Brasil, Paraty.

A cidade que respira natureza, história e cultura é para todos.

Para nós, birders, um paraíso de matas preservadas que vai de 0 a quase dois mil metros de muita biodiversidade. São mais de 450 espécies de aves catalogadas!

Em janeiro estive com a família numa de suas belas praias, ocasião que procurei, com o excelente guia Chicão e com a doce Cacá, o raríssimo e esquivo socó-boi-escuro (Tigrisoma fasciatum).

O Chicão havia dito que entraria em contato com o dono da pousada OCA (Observação Contemplativa de Aves) Paraty para podermos procurar o bicho lá, pois a frequência de avistamentos no local era grande. Conhecia a OCA Paraty pela internet, seus belos chalés integrados à natureza, e sabia que o foco era a observação de aves, mas não imaginava o que me esperava.

Quem nos recebeu foi o Marcos Perallta, o proprietário. Sua atenção e simpatia para conosco foi ímpar, e no final do intento, que não logrou êxito, ofereceu-nos uma cortesia para voltarmos na época que o bicho costuma ser visto cotidianamente na pousada.

Fiquei realmente tocado com sua generosidade e simpatia e, conforme combinado, voltei com uma vontade sem precedentes de registrar um lifer.

Com o multiartista Tavinho Moura e o grande Marcos Perallta na OCA Paraty
Foto: Sica


Se conhecemos o homem por suas obras, o Marcos, além de um espírito elevado, é um grande ecologista! Sua pousada é um modelo de sustentabilidade!

Do reflorestamento, ao uso de materiais recicláveis e à compostagem, o meio ambiente é sempre prioridade na sua gestão, como vocês podem conferir aqui no site da OCA Paraty.

Mesmo não sendo um nativo, valoriza os paratienses, decorando sua bela pousada com artesanato local, além de valorizar o trabalhador da terra, mesmo sofrendo "prejuízos". Só uma pessoa muito evoluída coloca o ser humano acima dos bens materiais e a ética acima da ambição (quem conhece o Marcos sabe do que estou falando).


Acordar com uma visão dessas é indescritível! E o que dizer dos araçaris-banana que todos os dias nos chamam pra passarinhar?

Espaçosos, charmosos e integrados à exuberante Mata Atlântica, os 3 chalés da pousada são um luxo
Foto: Janine


A localização da pousada é privilegiadíssima! A Mata Atlântica e o rio encachoeirado (habitat de T. fasciatum) fornecem a música ambiente ideal para quem busca paz de espírito.

Dormimos com o relaxante som das águas e acordamos com o canto mais bonito que já ouvi de um sabiá-laranjeira (as aves também tem uma espécie de dialeto).

Logo aquele melodioso solo se misturou a uma grande orquestra e começamos a ouvir sons que nunca ouvimos antes. Quem é do ramo sabe o que isso desperta na gente...

Aqui vale um parênteses: quem redescobriu o socó-boi-escuro no estado do Rio de Janeiro, justamente na OCA Paraty, foi o Marcos Perallta. Como diz o meu "parça" Tavinho, assombração sabe pra quem aparece. Conforme nos foi informado, esse socó não era visto no Rio de Janeiro desde 1890!!!

Tínhamos todo o sábado e o domingo de manhã para fotografarmos o raro socó (essa era a minha quinta tentativa, foram duas em Iporanga/SP, uma em Pirenópolis/GO e a última supracitada).

O domingo foi chuvoso e a hora que o bicho apareceu no sábado (por volta das 15 horas), não estávamos na pousada (um lastimável vacilo meu). Mas eu me conheço, nenhum colírio resolve, o sangue nos olhos agora só vai passar quando voltar lá e fotografá-lo, o que será em breve e em mais um dos meus insanos "bate-e-volta"!

Registro que o Marcos fez com uma compacta durante nossa ausência
Além de raro e esquivo, o socó-boi-escuro camufla-se muito bem

Um zoom pra ajudar quem não conseguiu achar o bicho


Bem amigos, mesmo com pouco tempo e focado em um objetivo, deixo aqui uma singela amostra da bela e riquíssima avifauna que encontramos na pousada OCA Paraty e em suas imediações:

Sanhaçu-de-encontro-azul


Saíra-militar ou saíra-lenço

Tiê-sangue fêmea



Sabiá-una

Fêmea de cuspidor-de-máscara-preta, espécie muito comum na pousada

Esse biguá quase me matou do coração!

A belíssima garça-azul fotografada depois de um excelente almoço no centro histórico

Não só as aves encontram abrigo na OCA, do chalé flagrei essa família de micos


Bem pessoal, não é todo dia que a gente conhece uma pessoa do bem! Só por esse motivo já valeria uma visita à sensacional OCA Paraty, uma pousada criada para acolher birders da melhor maneira possível e que acredito ser o melhor lugar do Brasil para observar o raríssimo e esquivo socó-boi-escuro (na alta temporada dele na região, de maio/junho a agosto/setembro, fora das condições delicadas de um ninho).

A consideração que o Marcos tem pelos membros de nossa comunidade é outra grande atração. Ele valoriza de coração todo observador e muito se satisfaz em poder nos proporcionar aquela felicidade de encontrar o bicho querido. O seu trabalho pelo incremento do birdwatching em Paraty também é promissor e digno de aplausos, conte comigo meu amigo!

O incansável Marcos, sempre disposto a ajudar


Ainda não foi dessa vez que encontrei o raro socó, mas acabei encontrando algo muito mais valioso, um grande amigo!


Gratidão, meu irmão!



2 comentários:

  1. João meu nobre amigo, ler seu blog sinaliza que estamos no caminho certo, desde qdo nos conhecemos tive certeza que aprenderíamos muito com você, pois você é muito talentoso no que faz , o universo só agradece pelo seu contributo , seja em suas fotos, mensagens, artigos, exposições , generosidade e assim vai...

    A sinergia foi mutua é impar , agradecemos por apresentar também sua família linda e o multiartista Tavinho Moura e sua esposa, como te falei as portas da Oca Paraty bem como nossa casa estão sempre aberta p você e sua família e será novamente um privilegio tê-los por perto.

    Um Grande Abraço da Familia Oca Paraty e saudades Amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só tenho mais uma vez a agradecer meu irmão! Conte sempre comigo!
      Querendo encontrar, é só falar.rs
      Fraternal abraço!

      Excluir