terça-feira, 31 de dezembro de 2013

600!

No começo deste ano resolvi pela primeira vez na minha vida estabelecer uma meta que não fosse necessariamente uma obrigação. Muito pelo contrário.

Fotografar espécies novas depois que você já tem mais de 400 espécies de nossa avifauna registradas exige um certo esforço, principalmente se a meta é atingir as 600!

Mas há se toda meta fosse assim... quem sabe no paraíso.

E pra lá fui eu, um dos maiores paraísos que ainda resta na Terra. No Pantanal foram dezenas de lifers(espécies novas). 

Mas ainda assim era pouco e outras viagens sensacionais também renderam novas espécies. Este foi um ano excelente! E não vou nem falar dos diversos companheiros sensacionais desta minha jornada, eles merecem um post especial. 

Bem, quando faltava praticamente uma semana para o fim deste ano ainda faltavam 8 espécies!
Então aproveitei o recesso de Natal e sai às matas do Parque Estadual do Rio Doce, do Caraça e da minha querida cidade, Rio Piracicaba/MG.

O mal tempo não ajudou muito, e apesar das intempéries consegui fotografar 4 novas espécies, a coruja-da-igreja, a guaracava-de-crista-alaranjada, a juriti-gemedeira e o belíssimo gaturamo-rei. Contei com a colaboração do meu fiel companheiro de passarinhadas tio Maninho Camarão e da mais nova passarinheira do pedaço, minha esposa, que já tem até perfil no Wikiaves(se quiserem visitar as fotos dela busquem por Janine Paranhos).

Gaturamo-rei registrado na região do Caraça


Retornei ao Rio faltando ainda 4 lifers(espécies novas) e praticamente só havia o domingo para tentar alcançar minha meta. Foi quando lembrei de uma passarinhada que eu e o amigo Gabriel Mello estávamos planejando aqui mesmo no Rio. Entrei em contato com ele, topou na hora. 

Então lá fomos nós, rumo à região de Sepetiba, um paraíso das aves marinhas.

Foi uma passarinhada maravilhosa, conheci pessoalmente o irmão do Gabriel, o Daniel Mello. Mas engraçado, parecia que já o conhecia. Nada o difere de seu irmão, muito simpático, tranquilo, gente finíssima! Conheci também o Felipe Valentim e sua namorada, pessoas possuidoras de uma rara educação. As digníssimas companheiras dos irmãos Mello também integravam a "equipe" nota mil que participou desta última missão do ano. Inclusive a Maria, namorada do Gabriel, registrou-nos em ação e a foto do grupo é de sua autoria. Muito obrigado Maria.





Sepetiba parece mais uma vila de pescadores, parecia até que estávamos no sul da Bahia, muito diferente da agitação da cidade grande, não dá nem pra acreditar que estávamos no Rio de Janeiro. 

Aportamos primeiramente em uma APA localizada na Praia das Brisas onde os irmãos Mello garantiram um lifer que eles disseram que seria certeiro, ei-lo:

Figuinha-do-mangue


Devido à maré muito baixa as aves estavam muito longe, até consegui outros dois lifers, mas com registros sofríveis. De qualquer forma faltava mais um e partimos então para um pouco mais à frente, numa outra praia, em Sepetiba mesmo.

Estacionamos os carros numa praia onde havia uma enorme extensão de areia e no fim desta, uma enorme quantidade de aves marinhas.

Deixo as imagens falarem por mim:








 Calça, bota, equipamento pesado sob o forte calor do verão carioca e uma sensação de bem estar que só quem vive esta paixão pode entender. Mas contrariando a vontade, a razão alertou sobre a necessidade de deixarmos aquele paraíso, pois o sol a pino poderia atentar contra nossa saúde.

Então, exaustos e contentes, sentamos num restaurante por ali mesmo, à beira mar. Apesar de simples, a comidinha era caseira e farta e, devido ao contexto, foi como um banquete, onde brindamos a possibilidade de vivermos aquele momento, e, particularmente, chegar a meta das 600 espécies fotografadas.

Mas, apesar da confiança, havia um porém - que foi um "temperim" a mais.

Havia uma foto de um bando de aves inicialmente não identificadas que registramos de muito longe mas que não parecia com nenhuma daquelas que avistamos mais próximas e que dependia de confirmação para afirmarmos se tratar de uma nova espécie. Após pesquisa os irmãos Mello chegaram à conclusão que era um bando de maçaricos-brancos, mas como não tinham certeza absoluta acharam melhor aguardar outras opiniões.

Assim, recorri a alguns colegas ornitólogos. Fui prontamente atendido! Aproveito o ensejo para agradecê-los, muito obrigado Wagner Nogueira, Guilherme Serpa e Alexander Lees.  

Enfim pude comemorar e agora compartilhar este momento aqui.

Não posso deixar de agradecer também aos irmãos Mello e suas respectivas namoradas, e aos novos amigos Felipe Valentim e Mel Simas.


Finalizado este último post do ano desejo a todos um ótimo ano novo, com muita saúde e paz, e para os aficcionados, muitos lifers!

8 comentários:

  1. Cara, muito legal! Adorei a postagem... foi um grande prazer te conhecer também! E sua foto da figuinha ficou um espetáculo hein? Abração, e feliz 2014 amigo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, espero que esta seja a primeira de muitas passarinhadas, um ótimo ano que se inicia para vc e sua família.

      Excluir
  2. João Sergio, primeiro, parabéns por atingir essa difícil meta. É impressionante sua dedicação, exemplo para todos nós observadores de aves.
    Em segundo lugar a forma como voce descreve suas passarinhadas, sua narrativa nos transporta para os locais que voce visita.
    Parabéns meu amigo e continue nos proporcionando belas fotos e belas histórias.
    Feliz ano novo para voce e seus familiares. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado José! Você é muito gentil! Fico feliz que tenha gostado.
      Um ótimo ano novo para você também meu amigo!

      Excluir
  3. João, que delícia de relato.
    600 espécies, Cara! Muito doido.
    Parabéns.
    Um abração e um 2014 cheio de felicidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel Esser, muito bom ouvir isto de você, um grande escritor!
      Um ano novo cheio de felicidades e aves!

      Excluir
  4. 600 é uma marca incrível, João. Mas, mais importante que a marca em si são as amizades, viagens e histórias que te permitiram chegar até elas. Parabéns e feliz ano novo. Tudo de bom pra você em 2014! Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, meu caro! Inclusive fiz alusão a isto no post. Realmente o espaço seria pequeno já q este ano foi intenso, com muitas viagens, muitas e excelentes amizades, q até tenho receio de esquecer alguém. Mas aproveito então para agradecer a alguns amigos que me ajudaram neste ano: Wagner Nogueira, Geiser Trivelato, Justiniano Magnano, Leonardo Patrial, Jaílson dos Santos, Cláudia Komesu, Gabriel Mello, Celso do Lago e, claro, todos os amigos da Ecoavis, grandes companheiros em inúmeras passarinhadas pelos sertões mineiros.
      Um agradecimento especial tb aos amigos ecoavianos santoantonienses.
      Ótimo 2014 pra você também!
      Abração

      Excluir