quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Um pica-pau bem discreto


Não à toa o famoso Pica-pau dos desenhos animados é sempre retratado como um bicho espalhafatoso, que gosta de chamar atenção.

Afinal, a grande maioria das espécies de pica-paus possui uma plumagem vistosa, de cores vibrantes, e moicanos de botar Neymar "no chinelo".

O pica-pau-chorão é uma rara exceção.

Este pequeno pica-pau possui uma camuflagem perfeita, sendo denunciado somente por sua vocalização(que faz lembrar um choro - we,we,we).

Até seu nome científico - Veniliornis mixtus - faz alusão à sua notória capacidade de se mesclar, se misturar ao meio ambiente em que vive.

Além disto, é naturalmente escasso, ocorrendo em baixíssima densidade populacional em sua vasta área de ocorrência - as savanas do Brasil Central e de países como Uruguai, Argentina, Paraguai e Bolívia.

Outra dificuldade em encontrá-lo reside no fato de que este bioma está cada vez mais ameaçado, restando poucas áreas intactas, necessárias para a sobrevivência da espécie.



Pica-pau-chorão em seu habitat, na serra do Cipó

               Onde está Wally?       

Como se pode inferir, encontrá-lo realmente é um privilégio.

E foi com extrema satisfação que o encontrei em três passarinhadas.

A primeira vez foi em Ouro Preto/MG, graças ao amigo Wagner Nogueira, a quem sou deveras agradecido.

Depois tive a grande sorte de reencontrá-lo na região da serra do Cipó, em duas localidades diferentes, durante excursões do Instituto Pró-endêmicas e da Ecoavis, em áreas das mais preservadas daquele paraíso mineiro.

Fazendo ninho, na região da serra do Cipó



Meu melhor registro deste raro pica-pau


2 comentários:

  1. João,

    suas fotos do bichinho ficaram sensacionais. A ùltima então... Eu dei sorte de ver ele, estava lá envolvido com os beija-flor e cheguei no momento que o pica-pai estava de saída!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo, aquela foi a última vez que o vi também. E foi onde consegui esta última foto. Aliás, aquele lugar é mágico, não?

      Abração!

      Excluir