domingo, 23 de fevereiro de 2014

Novidades da Janela

Aproveitando o convite que recebi do grande Fernando Pacheco - autoridade ornitológica do nosso país - para ingressar na douta lista de discussão ornitológica "Novidades da Janela". E como passarinho mais da minha "janela"(quase diariamente) do que em qualquer outro lugar, resolvi criar mais uma série: "Novidades da Janela".

Nesta selva de pedra deparo-me de vez em quando com cenas do mundo animal interessantes. Neste primeiro episódio, o gavião-carijó que caçou o pombo-doméstico.


Primeiro o suiriri atacou o gavião-carijó, que, provavelmente já imbuído de instinto assassino,  incomodava a pequena ave.




A bicharada, com razão, começou a se alvoroçar.



Esta foi a última cena antes do fatídico momento:





O gavião sumiu, continuei brincando com meu filhote e depois de um tempo, quando dou aquela perscrutada no ambiente... "Epa! Que que é aquilo?! Acho que não é pombo não!"

Peguei a câmera e para minha surpresa o gavião tinha predado um pombo-doméstico! Ficou um bom tempo parado, no mesmo prédio que estava antes, um tanto desconfiado com os pombos que assistiam a tudo inertes.

A partir do momento que flagrei aquela cena, o pombo que estava em suas garras não se mexeu, não sei se já estava morto, de qualquer forma o gavião demorou alguns minutos para começar a se alimentar(ou recomeçar, não sei).

Já vi este gavião - que antigamente eu subestimava - dando mergulhos verticais alucinantes. Mas caçar um pombo-doméstico foi um fato inédito para mim, nem sequer havia lido nada a respeito. Realmente uma bela novidade da janela.





Nenhum comentário:

Postar um comentário