terça-feira, 6 de maio de 2014

Aves do JB Parte III

Ave amigos!

Dando continuidade à série, temos novidades interessantes no Jardim Botânico.
A lista de aves registradas recebeu dois acréscimos bem legais recentemente, e eu tive o privilégio de conseguir registrá-los. Devo tais registros aos amigos do COA/RJ, pois foi por intermédio deles que fiz as fotos.

Então vamos a elas:

O primeiro foi o patinho(Platyrinchus mystaceus) que foi descoberto pelo senhor Roberto, assíduo frequentador do Jardim, observador de aves experiente, com predileção por ninhos. É difícil uma ida minha no JB em que não o encontro. Seu entusiasmo é contagiante, muito legal conhecer pessoas que comungam de nossa paixão.

E por falar nisso, o encontro com o patinho foi assim, com uma grande turma amante das aves, na passarinhada mensal que ocorre no JB, capitaneada pelo excelente ornitólogo Henrique Rajão.

Impossível conhecer todos numa só manhã, mas deu pra notar que a turma é excelente, desde crianças até experientes senhores que muito devem saber do fantástico mundo das aves.

Desta turma tão bacana, as crianças me chamaram a atenção, não só porque estavam acompanhadas de seu famoso pai, o casseta Hélio de La Peña, mas também porque me surpreendeu o interesse que elas já nutriam pelo fantástico mundo das aves. Eles começaram a me questionar sobre equipamento e começamos uma interessante conversa sobre tudo que envolve este hobby fascinante. Inclusive o Antônio, o mais novo, até me fez lembrar de quando comecei a observar aves, mais ou menos com a idade dele, dez anos. O João, de doze, já possui um belo currículo, com registros de aves raras e até uma palestra em um grande evento ele já fez. Mas o que mais me chamou a atenção foi a excelente educação de ambos, realmente duas adoráveis crianças, o Hélio está de parabéns!

Voltando ao patinho, ele não deu mole não, só tive uma chance para fotos, mesmo assim na brenha escura do JB. ISO nas alturas, aliviada do ruído e uma clareadinha no Lightroom e até que fiquei satisfeito com o resultado:



A outra novidade fiquei sabendo pela lista de discussão "Novidades da Janela", antes de mais nada um parênteses, gostaria de mais uma vez agradecer ao grande ornitólogo Fernando Pacheco que me convidou a fazer parte deste grupo, tenho aprendido muito e "ficado por dentro" das novidades ornitológicas que estão "rolando" aqui no Rio.
Muito obrigado, meu amigo!

Pois bem, soube então que um socó-boi tinha sido avistado em um pequeno lago do arboreto, no domingo fui conferir. Pelo que soube nunca haviam registrado esta espécie lá.

A primeira vez que encontrei uma ave desta espécie foi numa grande lagoa em Matozinhos/MG, e o bicho era meio arisco. Este não estava nem aí para as pessoas, uma moça até passou correndo há um metro dele e o bicho continuou sua pesca. Era um jovem, talvez procurando um território para se estabelecer, ou mesmo de passagem, só "chute" mesmo pois pouco conheço desta família.

Neste dia o pequeno lago não estava pra peixe e ele partiu, mas antes deixando-se fotografar de vários ângulos.

O socó e a corredora

Deslocando-se furtivamente

Treinando o bote


É isto amigos, a observação/fotografia de aves, além de ser uma atividade prazerosa, saudável, que contribui com o próprio conhecimento das aves, auxiliando assim para a conservação das mesmas e de seu habitat, ainda nos proporciona conhecer pessoas muito legais. Como dizem, é tudo de bão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário