domingo, 11 de maio de 2014

O Festival da Taquara de Itatiaia

Ave!
Alegria! Hoje é dia de festa!
Assim acordamos às 4 e meia da matina animados pelo grande e raro evento, que, em alguns lugares, pode ocorrer de 100 em 100 anos!
A grande festa estava marcada para começar pra gente com a abertura dos portões do Parque Nacional de Itatiaia. E para completar a alegria de estarmos neste formidável evento, fomos agraciados com a companhia do grande fotógrafo de aves Luiz Ribenboim, que além de informar sobre o festival, muito gentilmente se voluntariou em nos guiar nesta que, junto com o Festival da Formiga de Correição, é uma das duas maiores festas de nossas matas.
As principais atrações foram as raras apresentações de duas espécies que infelizmente estão vulneráveis à extinção, o pixoxó(que na minha terra é conhecido como catatau) e a cigarra-verdadeira.
Oficialmente as duas espécies estão na mesma categoria de ameça, mas nossa impressão é que havia uma centena de pixoxós para cada cigarra-verdadeira. Em meio à sinfonia de pixoxós que dominava a paisagem sonora,vez ou outra escutávamos uma ou outra cigarra.

O citado festival ocorre devido à grande oferta de alimento proporcionada pela frutificação das taquaras. As aves cantavam e voavam parecendo comemorar o grande banquete.
Algumas vezes elas paravam de se alimentar e se concentravam em bandos enormes(provavelmente passavam de uma centena de aves) para formar um grande coro, proporcionando um espetáculo inédito à platéia estupefata que tentei captar e compartilho aqui:
http://www.wikiaves.com.br/1325358&t=s&s=11651&u=2818

A nós coube apreciar e registrar o festival - apesar dos grandes adensamentos das taquaras, que dificultavam um pouco as fotos.


A grande estrela do festival, o pixoxó


Pixoxó-fêmea alimentando-se do "arroz-de-taquara"


Pixoxó macho alimentando-se também

Pixoxó e cigarra-bambu em meio a um farto banquete

Este trepador-coleira deu um show à parte, procurando alimento em uma taquara, "no limpo"


Não consegui avistar a cigarra-verdadeira, o Brunão, grande parceiro de passarinhadas, foi o único que conseguiu visualizar e clicar esta rara ave. Logo a foto deve estar disponível no Wikiaves para apreciação de todos.

Bem, é isto pessoal, quem puder deve aproveitar o festival em Itatiaia - que já não deve demorar muito para acabar. Aproveito também para agradecer ao meu parceiro de passarinhadas, o Brunão, e ao grande Luiz Ribenboim, que tão bem nos recepcionou e guiou pelo Parque, sem falar em sua companhia super agradável. Grande abraço meu amigo e espero que em breve possamos curtir novas e excelentes passarinhadas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário