sábado, 1 de novembro de 2014

Cristalino, um paraíso amazônico Parte II


Após a "pancada" de chuva, pegamos os barcos e subimos o Teles Pires. Logo adentramos o Cristalino, e sempre com mata cobrindo toda visão.





A sensação de estar em um ambiente natural,  livre de qualquer intervenção humana, faz bem demais pro meu espírito. Como se sai leve de uma imersão dessas...

Pelo caminho de águas abundantes e límpidas, passamos já passarinhando, e nada escapava da aguçada visão do nosso guia, o excelente Jorge Lopes.
Quem primeiro deu as caras foi a fotogênica biguatinga.
Abundancia de tranquilidade, rendeu ótimas fotos.
Na que se segue gostei tanto do resultado que dispensei qualquer tipo de tratamento.

Biguatinga(Anhinga anhinga)


Outra presença constante, a andorinha-do-rio, uma das mais belas na minha opinião.

Andorinha-do-rio(Tachycineta albiventer)  


Pato-do-mato(Cairina moschata), outro habitante comum do rio Cristalino


O rio é o habitat de inúmeras formas de vida



Nossa recepção não poderia ter sido melhor.

Após desembarcarmos no já citado deck, a mata ainda nos cercava e uma trilha mostrava o caminho.
 Rápidos metros, chegamos numa clareira onde um conjunto de construções em madeira, unidas por passarelas suspensas, cercada de belos jardins, harmonizava com a imponente mata ao redor.
Novinho em folha e de muito bom gosto, o hotel é um capricho.

Fomos recebidos pela própria Vitória da Riva, proprietária do hotel, que nos reuniu para um briefing, enquanto champagne e coquetéis de boas-vindas eram servidos.

O Cristalino Eco Lodge foi recentemente premiado pela National Geographic Travelers como um dos melhores do mundo em sua categoria. Tudo foi pensado para se ter o menor impacto ambiental possível.

Em seguida foi a vez da aula do professor João Quental. E com sua experiência, não poderia ter sido melhor. Foi pragmático, direto, passando o que precisávamos ouvir(o que depois de um dia cansativo de viagem foi muito sensato).
Apontou-nos as dificuldades de fotografar a vida selvagem na Amazônia e o que poderia ser feito para que tivéssemos êxito na nada fácil empreitada. Além de colocar-se à disposição nas saídas para dirimir dúvidas ou auxiliar em possíveis dificuldades.
Este foi o segundo Workshop que faço com o Quental. E, com mais certeza, recomendo a todos!

Na mesma noite, a Vitória nos convidou para uma palestra.
Contou-nos como foi difícil seu começo e como desenvolve um trabalho exemplar de preservação e conscientização ambiental na região.
O pioneirismo na preservação, numa época que ainda nem se falava sobre isto e que preservação era sinônimo de atraso econômico, faz desta jovem senhora uma verdadeira heroína, digna de aplausos e de nossa admiração.
Parabéns Vitória! Continue fazendo a diferença!



Nenhum comentário:

Postar um comentário