quarta-feira, 3 de maio de 2017

Histórias do PARNA Lagoa do Peixe - Um pequeno grande viajor

O mundo das aves é magnífico! Muitas vezes ficamos embasbacados com suas proezas. Entre tantas uma das que mais se destaca é sua capacidade de percorrer grandes distâncias.

As migrações que algumas pequenas aves realizam beira o inacreditável! Mas há provas incontestes dessas façanhas, sendo que pude fazer parte de uma delas, algo que realmente me causou grande satisfação. Aproveito para agradecer aqui o Alfredo Rocchi, colega uruguaio que tive o prazer em conhecer nesta viagem e que me apresentou um site no qual podemos colaborar com o estudo sobre a migração das aves.

O grande Rafael Fortes, dos mais prestigiados guias do Brasil que nos guiou com maestria nessa viagem, com seu olhar sempre super atento, notou que um dos maçaricos-de-papo-vermelho (da ameaçada subespécie rufa) que encontramos em um pequeno bando estava anilhado e sugeriu o registro, que fiz sem bobear.

Calidris canutus com a anilha verde-clara que significa que este maçarico foi anilhado nos EUA


     Foi num dos divertidos encontros que realizávamos durante o jantar (que diga-se de passagem contou com dois outros grandes guias, Geiser Trivelato e Adrian Eisen Rupp) que o Alfredo Rocchi, sabendo do nosso encontro com o maçarico anilhado, sugeriu que o adicionássemos no site http://www.bandedbirds.org/, contribuindo assim para o estudo dessa espécie.

Antes de incluirmos o nosso registro, este espécime só havia sido registrado nos EUA e no norte do Canadá (área de reprodução da sp.), conforme este mapa extraído do supracitado site:


Após a inclusão do nosso registro ficou assim:



Eles chegam até o sul da Argentina! Que inclusive é um dos principais pontos de invernada dessa sp. Conforme os dados constantes no site, este maçarico foi anilhado em 2004 nos EUA. Dá pra imaginar quantos milhares de km já "rodados" por esta ave de pouco mais de 20 cm?! No mínimo uns 250.000 km! Outro dado interessante é que eles param muito pouco para se alimentar durante essa longa jornada.

Segue mais informações do maçarico-de-papo-vermelho extraídas do Wikiaves:

"Existem 5 subespécies. A que ocorre sazonalmente no Brasil é a rufa. A espécie, principalmente a subespécie rufa, encontra-se em perigo iminente de extinção devido a queda populacional rápida e recente. Um dos principais fatores para essa queda é a super-exploração do caranguejo-ferradura na Baía de Delaware, nos EUA, onde cerca de 80% da população faz uma parada para se alimentar antes de continuar a migração ao Ártico para reprodução. As aves alimentam-se dos ovos desses crustáceos, porém sem conseguirem se alimentar direito muitas não acumulam energia suficiente e morrem pelo caminho. Muitas outras também desaparecem na migração da América do Sul à Baía de Delaware."

Bem, estamos fazendo nossa parte pois o principal ponto de alimentação não só desta, mas de várias outras espécies que realizam super migrações pelo Brasil, é a sensacional região que foi preservada com a criação do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, que com sua abundância de alimento, fornece importantes provisões para esses pequenos notáveis viajores.

Grandes companheiros nessa viagem, Rudimar Griesang e Rafael Fortes, no ambiente onde foi registrado o maçarico

Nenhum comentário:

Postar um comentário