quinta-feira, 4 de maio de 2017

Histórias do PARNA Lagoa do Peixe - Uma pequena grande surpresa

O Rafael Fortes havia avisado que o PARNA Lagoa do Peixe costuma proporcionar algumas surpresas, creio que por causa de sua grande vocação de sempre receber tão bem nossos heroicos viajores alados. E, para nossa sorte, desta vez não foi diferente!

Estávamos atravessando uma área do Parque, localizada em Mostardas/RS, na brava Defender do grande Marinésio, que além de ótimo piloto é um grande observador de aves, quando o Rafael alertou para um cochicho numa excelente condição para fotos. Afinado com o Rafael, o Marinésio logo deu ré, mas antes mesmo de conseguir ver o tal do cochicho, o Rafael, com sua grande experiência da avifauna local, percebeu um pequeno passarinho diferente de tudo que ele já tinha visto no PARNA. Seu espanto nos contagiou e saímos do carro cheios de expectativas com a desconhecida novidade.

Enquanto fotografávamos o simpático tiranídeo, especulávamos. Na minha tradicional ignorância perguntei várias vezes se não poderia ser um tricolino jovem ou até mesmo um amarelinho do junco imaturo, meio que duvidando só para realçar o gostinho da possível descoberta, pois no fundo acreditava numa deliciosa novidade, já que nem o experiente Rafael reconheceu o bicho.

Para temperar ainda mais nossas expectativas, o também experiente guia gaúcho Adrian Rupp havia nos dito, num daqueles prazerosos jantares em Tavares, que haviam registrado recentemente uma nova espécie para o Brasil naqueles imensos campos alagados que não nos cansávamos de percorrer.

A ansiedade só aumentava à medida que íamos conseguindo ótimas fotos do bicho. Até que o grande Rafael conseguiu uma gravação e nos tranquilizou quanto à certeza de identificarmos a enigmática espécie, seja ela qual fosse.

Seguimos rumo ao restaurante onde almoçaríamos, especulando sobre as possibilidades, mas ainda antes de nos deliciarmos com uma maravilhosa tainha o Rafael conseguiu matar a charada. Confirmado através do confronto da vocalização gravada, a nova espécie para o PARNA, pelo menos no Wikiaves, era o raro papa-moscas-canela (Polystictus pectoralis), lifer não só para mim e para o grande Rudimar Griesang, quanto para o experiente Rafael Fortes.


Uma daquelas coisas que deixa nossa atividade ainda mais fascinante.

Polystictus pectoralis


A forte cerração deixava as paisagens verdejantes ainda mais pitorescas

Nenhum comentário:

Postar um comentário