domingo, 19 de maio de 2019

O Festival do Papagaio-charão

Um presentão de aniversário do meu maior amigo, um amigo que virou birder e um guia que virou amigo. AVE AMIGOS!!!

Assim surgiu essa sensacional excursão à cidade mais fria do Brasil, Urupema, na serra catarinense, onde milhares da espécie mais bonita de papagaio do Brasil (na minha opinião, claro) se reúnem na mata de araucária que predomina na região.

Lamentavelmente, a araucária, único pinheiro brasileiro, encontra-se em perigo crítico de extinção, restando somente 3% de sua área de ocorrência original.

O Fernando Farias, nosso excelente guia que já havia me guiado em 2016, nos contou que com a devastação das araucárias do RS os papagaios começaram a aparecer em massa na serra catarinense. Desde a década de 90, durante a safra do pinhão, a região de Urupema é o principal destino de praticamente toda a população existente do charão. Estima-se 18 mil aves!

Certamente a diminuição dessa importante fonte de alimento afetou a população do papagaio-charão (Amazona pretrei), que atualmente encontra-se vulnerável à extinção.

O pinhão e o charão possuem uma relação íntima e ancestral.

Preservando a araucária, preservamos o papagaio-charão 
O espetáculo proporcionado pela reunião de tantos charões é tão sensacional que foi criado até o Festival do Papagaio-charão para celebrar essa verdadeira maravilha da Natureza.

A quantidade de charões é muito, mas muito maior que a de peitos-roxo


O Festival tem seu auge no fim de cada dia, quando milhares de charões se reúnem em enormes bandos com seu poderoso vozerio. Um espetáculo realmente inolvidável!

Aos milhares, por toda parte, reúnem-se em sonoras revoadas conclamando o fim do dia




Os papagaios são aves muito inteligentes, a vida em sociedade desenvolve habilidades. Também são muito ariscos, nossa reputação é péssima.




Não é fácil vencer a desconfiança de um bicho com alta percepção, excelente camuflagem e uma grande capacidade de comunicação.

A despeito da grande quantidade, aproximar-se deles é difícil. Não pense que fotografá-los é molezinha...

A camuflagem deles é perfeita (como tudo na Natureza)
Há dois papagaios focados nessa cena







Bastava um alerta para uma explosão de charão!



Relembrando a Canastra do Abdala, mais uma vez a chuva foi uma aliada.

Creio que graças a ela, e da sorte, claro, conseguimos um registro de um papagaio-charão se alimentando relativamente próximo do chalé onde estávamos.

Apesar da grande quantidade de charões, há também muitas araucárias. Certamente foi um lance de muita sorte esse ter pousado próximo ao chalé, que ainda era de dois andares, o que nos proporcionou um bom ângulo.

Registrá-los em voo também é um grande desafio.

Eles passam sempre em altíssima velocidade, o dia tem que estar ensolarado (o que no nosso caso durou alguns minutos) e exige técnica e domínio do equipamento. Mas quando dá certo, captamos algo impossível de ser visto se não fosse a magia da fotografia.















Mostrando o seu(?) lado sombra


Isso me soa tão familiar...




A Clarinha exclamou, "enfeites de Natal!"










Eu e os amigos Bruno Dinucci e Fernando Farias na Cachoeira que Congela

Bem amigos, espero que tenham gostado do Festival do Papagaio-charão. Claro que nada substitui vivenciá-lo, mas essa é a minha contribuição para aqueles que não podem ir e, para quem pode, espero que seja um incentivo.

Aproveito para mais uma vez agradecer meu tio, compadre e padrinho (por merecimento) Roger, o Tigó, por mais esse grande presente em minha vida!


2 comentários:

  1. Essa ave é uma pintura, longa vida ao Charão, à floresta de Araucárias e à linda Serra de Santa Catarina! E parabéns pelo blog, muito bem escrito como sempre, abs!

    ResponderExcluir