quinta-feira, 21 de novembro de 2013

A Araponga de Iporanga

Iporanga é uma cidade paulista que, até encontrarem um certo ninho, era conhecida por abrigar o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira - PETAR - famoso principalmente por suas cavernas e também por fazer parte do maior continuum do que sobrou da Mata Atlântica.

Iporanga se tornou famosa também para os observadores de aves quando um casal de gaviões-de-penacho resolveu fazer ninho numa fazenda(rebatizada Fazenda Gavião-de-penacho rsrs). Tudo muito bem relatado por diversos autores no site http://www.virtude-ag.com/

Mas o famoso ninho foi somente um abre-alas. Quem foi em Iporanga sabe do que estou falando. E quem não foi... não precisa aguardar outra nidificação do ornatus para conferir.

Vamos falar de uma, dentre tantas atrações iporanguenses, que por si só vale toda a viagem.

Refiro-me à incrível araponga, ave vulnerável à extinção, muito devido à sua extraordinária vocalização, que a torna alvo do egoísmo humano.

Além disto é uma ave belíssima, como vocês podem conferir neste registro que fiz lá:



Bem próximo à portaria do PETAR, que se acessa pelo bairro da Serra, há um mirante onde se descortina uma paisagem deslumbrante.

O relevo montanhoso, a exuberante Mata Atlântica local e a rica avifauna formam as condições ideais para tornar este mirante um dos melhores pontos de observação do Brasil.

Neste aprazível local a copa das árvores emergentes fica rente aos olhos. Até aí, nenhuma novidade.

O que torna este mirante especial é que há um poleiro de araponga no local.

 As arapongas possuem território fixo e costumam usar sempre os mesmos poleiros, geralmente em árvores emergentes e em locais de difícil acesso, o que torna este mirante um local especial para observar esta incrível ave em plena ação, vejam(lente 300 mm + TC 1,4x):






Mas não é só. Durante o curto período que ficamos no mirante ainda registramos o tucano-de-bico-verde e um bando das ariscas maitacas-verdes bem de perto. Bem próximo ao mirante também pude registrar um casal do belo e raro sabiá-cica se alimentando.


Bando de maitaca-verde



Sabiá-cica se alimentando


Outra ave magnífica que costuma frequentar as árvores próximas ao mirante, mas que não tivemos sorte de encontrá-la, é o araçari-poca.

Bem pessoal, são inúmeras razões para que Iporanga seja um destino obrigatório para birders. E sem dúvida o mirante da araponga é uma atração imperdível.

Mas vale entrar em contato antes com o Júnior Petar, autoridade ornitológica local(http://www.birdsiporanga.com), para se informar, por exemplo, se as arapongas estão lá, já que esta espécie é migratória.





2 comentários:

  1. Show, maravilha de fotos, parabéns adorei o site, sou fotografo de natureza e adoro fotos de aves, sou biólogo trabalho em itapeva, sp, veja o site sguariomadeiras.com a parte de meio ambiente e as fotos do site são minhas, parabéns show.

    ResponderExcluir