terça-feira, 26 de novembro de 2013

Um grande potencial

Ave amigos!

Hoje vou contar um causo prôces.

Foi no carnaval de 2012 (aliás nos últimos anos faço de tudo pra fugir pro mato nestes dias, e olha q já fui daqueles foliões de acordar na rua).
Fui com a família para a Pousada Paraíso, em Petrópolis. Um lugar muito aprazível na serra fluminense, com muitas atrações, uma cozinha sensacional e muitas aves. Enfim, uma ótima dica para levar a família, há entretenimento para todos.
Fomos muito bem recebidos pelo Bernardo Lacombe, proprietário e guia ornitológico da pousada, gente boa demais, além de muito divertido.
Saíamos todo dia bem cedo, apesar de seus inúmeros afazeres. Confessou-me que aquele era seu momento de diversão. O Lacombe é um dos nossos.
E num desses afazeres ele presenciou algo que eu já desconfiava em teoria.
Num belo dia o Lacombe levava um grupo de hóspedes numa trilha na mata. Ao avistar um passarinho perto da trilha, instintivamente, avisou a todos da presença do passeriforme, e uma jovem noiva, que estava com sua superzoom na mão, clicou o bichinho.
A jovem olhou para o resultado e caiu em prantos. Arrebatada por uma emoção inexplicável!
 Mostrou o resultado para o Lacombe e, mais tarde, para mim. Um daqueles registros sofríveis, onde mal identificamos a espécie. Mas o suficiente para aflorar o birder que estava latente naquela jovem.
Após tal fato tive pena foi do noivo, sempre a tiracolo da amada, que enquanto perdurava alguma luz, só queria saber de fotografar as aves da pousada, nada mais interessava à moça.


Bem amigos, a fotografia de aves é algo tão envolvente para mim e para os colegas que conheço, que sempre imaginei que deve haver birders em potencial pra todo lado. 

A prova foi neste dia, não acredito que foi só uma enorme coincidência, acho sim que poderia ser um relevante dado estatístico.

Imaginem se em cada hotel de campo houvesse um Lacombe para guiar as pessoas nas trilhas, dando aquele ''empurrãozinho"? Creio que seja grande a chance do fato acima narrado se repetir. 

Sempre tentei “descobrir” novos birders no meu círculo familiar e social. Pelo menos quatro eram potenciais observadores/fotógrafos de aves que descobri através desta iniciativa.

Fica então a sugestão, tente descobrir você também os potenciais birders que podem estar ali, do seu lado, dormindo, esperando para ser acordado para um mundo novo e incrível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário