segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Aves das férias - Floresta Encantada

Saudade é um passarinho serrano de assobio melancólico e um sentimento que deixa mais doce o reencontro.

Mas desta vez a incerteza acompanhou a saudade até o dia que pude atestar que a Floresta Encantada foi poupada do terrível incêndio que devastou praticamente todas as Alterosas.
Assim, ainda mais prazeroso foi o retorno à Floresta, realçado por um misto de alívio e de esperança de que a Floresta poderia abrigar refugiados de toda região.

Como sempre, fui com meu tio Maninho e paramos em um lugar que batizei como "Voo do Pavó" (vide: http://virtude-ag.com/pa-floresta-encantada-ago13/), ali é a porta de entrada da Floresta e território do belíssimo formigueiro-assobiador.

Descemos do carro e lá estava ele, assobiando dentro da mata.

Bastou um rápido toque no playback e...

Formigueiro-assobiador há menos de 3 metros

Depois de matar a saudade do boas-vindas da Floresta Encantada(uma das minhas aves favoritas), fomos ao território dos grandes cantores.

Na última excursão da Ecoavis, com os grandes amigos Daniel Santos, Luis Henrique, Paulo Couto e Wagner Nogueira, havíamos encontrado o curió e o azulão, mas não foi daquela vez que conseguiria registrar o curió na minha cidade(um grande sonho). O azulão também, claro, mas na ocasião consegui o registro histórico que documenta o retorno da espécie ao município.

Fui com esta esperança então, de registrar o curió. Coloquei primeiro o playback do azulão e qual foi minha surpresa quando um jovem curió macho apareceu, meio distante, mas não o suficiente para impossibilitar o registro:

Jovem macho do curió


Agradeci aos céus mais uma vez e, muito satisfeitos, seguimos para a parte sãogonçalense da Floresta, que diga-se de passagem ainda há muito que explorar.

Alguns registros de lá:

Tangarazinho fêmea



Rendeira fêmea



Picapauzinho-de-testa-pintada

Após alguns dias retornei à Floresta, mas desta vez acompanhado pelos grandes amigos ecoavianos Carlos Rodrigues, Daniel Esser, Marcio Nery e Thiago Mafra(que visitando pela primeira vez a terra do seu avô, descobriu que era meu parente, pelo lado dos Freitas).

Como sempre, paramos no ponto do formigueiro, conhecido também como "Voo do Pavó".

Mas quem é "do meio" sabe que a imprevisibilidade é um dos atrativos que compõe o complexo e fascinante mundo da observação de aves.

Às vezes esta imprevisibilidade nos causa inenarráveis satisfações, também conhecidas como orgasmos ornitológicos, mas, mais raramente, alguma frustração.

Então, para não deixar a peteca cair, sugeri aos amigos que tentássemos o curió e o azulão.

A frustração logo se transformou em entusiasmo! Lembro-me muito bem do Thiago falando que se encontrasse o azulão já teria ganho a viagem. O Marcio abriu um farto sorriso.
Passarinheiro que se preze não tem como não se alegrar ante a afirmação: "aqui tem curió e azulão!"

Seguimos em longos passos, mas no caminho... tinha um patinho! O Marcio é bom de ouvido e reconhece bem a vocalização das aves(o que faz uma diferença...), se eu estivesse sozinho não iria nem passar pela minha cabeça que aquele chamadinho seria de um patinho.
A galera se exaltou e para nossa sorte o simpático e minúsculo passarinho respondeu bem ao playback.


Continuamos nossa caminhada e poucos metros depois já estávamos escutando um dos mais famosos cantores de nossos sertões, o festejado curió.

Pena que ele não colaborou, sem fotos. Mas a euforia não nos abandonou, pois logo depois encontramos um jovem macho de azulão:

Azulão posando pra fotos fez a alegria de todos, especialmente do meu parente, o Thiago


Duas manhãs de observação na Floresta Encantada é coisa demais para um post só.

Então, para não me delongar ainda mais, resumirei em fotos o que ainda nos aguardava:

O primeiro avistamento do dia do rei da Floresta pousado

Sua Majestade, o Gavião-pega-macaco


O belo, nada fácil de fotografar e endêmico formigueiro-da-serra


Ariramba-da-mata
Belíssima e mansa, é tudo que um fotógrafo de aves deseja


Tangará aos montes, mas não costumam dar mole pra fotos


Bem pessoal, estes foram os melhores registros.

Não posso deixar de agradecer aos grandes amigos que madrugaram em BH para tornar esta passarinhada ainda mais sensacional: Carlos Rodrigues, Daniel Esser, Marcio Nery e Thiago Mafra, muito obrigado, de coração!

Foto gentilmente cedida pelo grande Carlos Rodrigues






3 comentários: