quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Aves das Férias - Região dos Lagos/RJ

Nosso último destino destas férias foi na região dos lagos, litoral norte fluminense.
Para este destino contei com dicas valiosas do grande amigo Wagner Nogueira, que esteve há pouco tempo em um trabalho de campo na região.
Foi batata! Consegui todos os lifers que ele me indicou, também com o mapa do tesouro que ele me passou... Muito obrigado meu amigo, mais 3 lifers em sua conta!

Então vamos a eles:

Bate-bico



Socó-boi-baio

Gavião-do-banhado, lifer acipitrídeo é ainda mais especial



E ainda teve um lifer inesperado, a andorinha-de-bando, fotografada só:



Outra ave digna de menção foi o raro socoí-amarelo que escutei rapidamente na Baía Formosa. Da próxima vez que visitar a região, provavelmente em abril, será meu "alvo" principal.



Satisfeito com os lifers, no último dia das férias com a família, resolvi tentar melhorar meu registro de uma das espécies mais ameaçadas de extinção do Brasil, o formigueiro-do-litoral.

Bicho tinhoso, que vive pulando na brenha e muito raramente se expõe, corre risco de desaparecer devido à especulação imobiliária na região dos lagos fluminense, único lugar que é encontrado, ou seja, é um pássaro endêmico de uma região pequena que é muito explorada pelo turismo e pela ocupação humana.

Aos fatos então.
Mesmo utilizando do artifício do playback, mais a tecnologia do bluetooth, os resultados foram os esperados:






"...prefere as áreas próximas à praia, onde a vegetação é espinhosa, formando uma frágil, mas quase impenetrável, muralha de galhos secos, rica em cactos e bromélias" é o que o Wikiaves nos diz de seu habitat.


Mas depois de mais de duas horas de buscas, esperas e desilusões, quando tentava fotografar o terceiro espécime encontrado, eis que um quarto aparece do nada, fazendo com que o terceiro pousasse na minha cara, quase na altura dos olhos e em um dos poucos locais que não havia a tal da "muralha de galhos".

Formigueiro-do-litoral em uma cena rara


Conversando com o grande amigo Fernando Pacheco(um dos autores que descreveram esta espécie em 1990), informou-me que ano que vem será o trigésimo aniversário de descoberta desta espécie, que já nasceu para a ciência sob risco de desaparecer para sempre.

Numa data tão significativa só posso desejar vida longa ao formigueiro-do-litoral!


Nenhum comentário:

Postar um comentário