sábado, 10 de janeiro de 2015

Aves das férias - Itatiaia/RJ

Bem amigos, mais umas férias que se vão... mas os encontros alados ficam!
Eternizados pelo olho da câmera e compartilhados por esta maravilha do mundo atual que não vê fronteiras. Aliás, a internet parece que veio para destruí-las, unindo os povos numa só língua, a do google tradutor.
Graças à internet posso compartilhar fotos e experiências com os amigos e birders do mundo todo.
E tem uma parada muito legal nesse lance de blog. A gente consegue ver de quais países as pessoas acessam e quantos acessos por país. Eu não sabia que na Malásia tinha tanto birder!!!
E só falta gente do continente gelado pra dar uma espiadinha... ou melhor, falta é gente lá, né? Mas do jeito que as coisas estão ficando quentes, daqui a pouco o metro quadrado mais caro será na Antártica.

Abobrinhas de lado(mas nem tanto), as férias começaram em Penedo, na casa do Papai Noel.
A casa do bom velhinho mesmo não fez tanto sucesso, Joãozinho gostou mais do parquinho e do autorama. Mas as aves estavam a toda nas matas de Penedo e do PARNA de Itatiaia, parecia que estavam no auge da reprodução.

Tucano-de-bico-verde levando alimento para o ninho


Aves que normalmente encontro sozinhas, encontrei aos pares.

Love's in the air!

Arapaçu-de-garganta-branca bem interessado



Trepador-coleira idem


Este ninho com uma devotada senhora bigodinho estava sendo disputado por dois belos cantores.





Encontrar um belíssimo olho-de-fogo, no "limpo", fazendo pose e ainda entoando seu vocal característico?! Não é nada comum! Devia estar se exibindo para uma pretendente.





Fomos a um restaurante em meio à mata que possui atrativos para beija-flores na esperança de encontrar o topetinho-vermelho, mas havia só beija-flores-pretos.

"Giselle", nome dado à foto pela bailarina Janine


No hotel do Ypê, de novo não dei sorte com os araçaris-bananas, mas as saíras-sete-cores são uma bela e constante presença.




Despedindo-me do Parque Nacional de Itatiaia e deste primeiro destino das férias, vi uma cena pela primeira vez. Cinco gaviões-bombachinha voando em círculos e vocalizando. Pena que a teleobjetiva fixa não conseguiu registrar o bando, apesar de estarem a grande altitude.
Segue uma foto de um dos gaviões vocalizando.
E no próximo post o segundo destino, a Floresta Encantadaaaaa...



2 comentários:

  1. Hola, this is Anneke, New Zealand host for Anna Clara and Marina. Thank you very much for the bird photo book. It is very good. My late husband, Piers Hayman, was a bird painter and writer. We came to New Zealand from the Netherlands in 1983 to do a book 'Discovering the birds of New Zealand, published in 1984/85
    I also do some photography and enjoyed being a tour guide for a large group (125) of international photographers, when they came to New Zealand for the launch of the New Zealand Centre for Photography. I met several Magnum members. It is a joy to have Anna and Marina stay with me. They already leave this Friday very early in the morning. Kind regards Anneke (annekemartine@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Dear Anneke, first of all, thank you for taking care of our daughter.
    Glad you enjoyed the Brazilian birds that registered and even happier for you also be a birder.
    Big hug!
    João Sérgio Barros

    PS: Excuse me by the English translator google

    ResponderExcluir